Jornal do Brasil

Quarta-feira, 24 de Setembro de 2014

Economia

Demanda doméstica por transporte aéreo no país cresce 8,2% em abril

Agência Brasil

A demanda doméstica por transporte aéreo cresceu 8,2% em abril em comparação ao mesmo período do ano passado. A informação foi divulgada hoje (22) pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), que computou dados das companhias TAM, Gol, Azul e Avianca.

Segundo a associação, a taxa média de ocupação alcançou 79,5%, com 6,4 milhões de passageiros embarcados em abril, o que representou aumento de 2,2% em relação ao ano passado. Em 2014, cerca de 27,3 milhões de passageiros embarcaram em voos domésticos e internacionais nas companhias que integram a Abear. Já a oferta doméstica apresentou redução de 1,6% na mesma comparação.

De acordo com a associação, entre os motivos que explicam o crescimento da demanda está a antecipação de datas de feiras, congressos e convenções devido à Copa do Mundo. “Esses consumidores representam cerca de 3/4 dos passageiros no dia a dia da atividade. Acreditamos que haverá uma forte retração desse público durante a Copa do Mundo. E que eles serão substituídos parcialmente pelos torcedores e profissionais que estarão envolvidos com o evento”, disse Eduardo Sanovicz, presidente da Abear.

No mercado internacional, a demanda cresceu 5,7% em abril, enquanto a oferta apresentou queda de 4%. O número de passageiros embarcados nos voos internacionais chegou a 376 mil em abril, valor 3,1% superior ao mesmo mês do ano passado.

O presidente da Abear disse que as companhias aéreas nacionais estão preparadas para a Copa do Mundo. Nos dias de jogos, segundo Sanovicz, haverá 67 mil voos para as cidades-sede, um aumento de 31% no volume de operações em comparação com a malha aérea regular. A oferta alcançará 7,2 milhões de assentos. Ao todo serão 500 aeronaves voando pelo país.

Para os torcedores que vão utilizar o transporte aéreo durante a Copa do Mundo, o presidente da Abear alerta para que tentem comparar suas passagens com antecedência em relação ao horário de partida, como precaução, e que também saiam com antecedência de casa para o aeroporto para evitar problemas com o trânsito.

A associação criou um guia do passageiro com dicas e orientações para quem vai viajar de avião, com recomendações sobre a compra da passagem até a saída do aeroporto no Brasil. O guia está disponível no endereço www.abear.com.br.

Tags: aéreo, brasil, crescimento, economia, voo

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.