Jornal do Brasil

Domingo, 31 de Agosto de 2014

Economia

Especialistas chegam ao Rio para 'Conferência Brics no Século XXI'

Evento gratuito debate temas contemporâneos com intelectuais da China, Índia, África do Sul e Rússia

Jornal do Brasil

A Coppe/UFRJ e o Instituto de Estudos Estratégicos para a Integração da América do Sul realizam a partir desta terça-feira (19) a Conferência Brics no Século XXI. O evento é gratuito e tem o apoio do BNDES e vai reunir grandes intelectuais e especialistas da Rússia, Índia, China, África do Sul e Brasil, em debates promovidos entre os dias 20 e 23 de maio. Na pauta, estarão temas contemporâneos da economia política, da geopolítica, do meio ambiente e da ética na Ciência. 

Chegaram hoje ao Rio, para participar do eventoSantosh Mehrotra, indiano PHD em Economia pela Universidade de Cambridge e Conselheiro do Governo da Índia; Qian He, doutora em segurança alimentar; Boris Martynov, membro do Conselho de Segurança da Federação Russa, especialista em segurança dos países sul-americanos, e Rasigan Maharajh, sul-africano doutor em Filosofia pela Universidade de Lund, da Suécia, e economista especializado em inovação, que foi Coordenador Nacional de Ciência e Tecnologia, no Projeto de Transição Política durante o primeiro governo democrático da África do Sul.

A abertura, que será realizada nesta terça-feira (20), às 17h, no auditório da Caixa, deve contar com a presença do presidente do BNDES, Luciano Coutinho, da ministra do Planejamento, Miriam Belchior, do prefeito Eduardo Paes, de representante da Coppe/ Intersul e do embaixador responsável pela área dos Brics no Itamaraty.

Os debates e conferências acontecerão no auditório da Coppe/UFRJ, no CT2– Ilha do Fundão. A primeira mesa redonda, com o tema "Colapso do paradigma neoliberal em economia e as perspectivas econômicas dos Brics no contexto mundial", está marcada para as 9h desta quarta, com Vladimir Davydov, da Rússia, Santosh Mehrotra, da Índia, Zhang Yan, da China, Rasigan Maharajh, da África do Sul, e Luiz Gonzaga Belluzzo.

No mesmo dia, está agendada a conferência "Megatendências no campo da energia", com o presidente do Sinergia, Sérgio Malta, e Leonid Grigoriev, da Rússia; a mesa redonda "Colapso do paradigma da guerra como solução de conflitos"; e a conferência "Megatendências no campo da segurança alimentar e da agricultura".

A ética da produção em relação às questões ambientais é o tema da primeira mesa redonda do segundo dia do evento, com participação de especialistas da Rússia, da China e do Brasil. As tendências no campo científico-tecnológico entram no debate em seguida, com participação de Luiz Pinguelli Rosa e de Qixing Zhou. Para falar sobre as finanças dos Brics, haverá conferência com Luciano Coutinho, Xinhua Liu e L. Randall Wray. 

O encerramento, com apresentação do site da Conferência, às 10h, e entrevista coletiva, às 12h, será dia 23 no Hotel Novo Mundo, na Praia do Flamengo, 20. 

A programação completa está disponível no site www.brics21.com.br.

Tags: Brics, conferência, coppe, evento, intersul, ufrj

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.