Jornal do Brasil

Sexta-feira, 25 de Julho de 2014

Economia

Ibovespa e Wall Street abrem em alta enquanto Europa inicia dia em queda

Índice Bovespa subia na abertura dos negócios, com destaque no setor elétrico

Jornal do BrasilRafael Gonzaga

A Bolsa de Valores de São Paulo operava em alta nesta sexta-feira. Na abertura, o Ibovespa avançava 0,13% aos 53.924 pontos e logo em seguida, por volta de 10h45, o Ibovespa tinha valorização de 0,27%, a 53.998 pontos.

Depois de perder quase 1% no dia anterior, o principal índice da Bovespa avançava no início desta sexta-feira (16).  Ações do setor elétrico estavam entre as maiores valorizações, conforme o mercado absorvia os resultados de Eletrobras, Cemig, Cesp e Light.

O consultor independente de investimentos Maurício Zlatkin disse que o Brasil seguia estável, acompanhando Nova York, que mantinha o mercado estável e com índices econômicos contraditórios. “A confiança do consumidor está abaixo do esperado, com o índice Reuters caindo de 84.1 para 81.8. Enquanto isso, o ritmo de construção civil permanece forte, com o maior nível desde novembro de 2013”, pontuou.

Na Europa, as bolsas caíram na abertura dos negócios. Segundo Zlatkin, as bolsas foram pressionadas para baixo por conta de resultados fracos como do Banco Espírito Santo de Portugal, bem como um aumento nas vendas de automóveis menor que o esperado e um índice de confiança do consumidor menor que o estimado.

De acordo com Zlatkin, os resultados na Ásias estariam relacionados com uma pressão nas bolsas causadas pelo aumento de provisões de prejuízo por parte dos bancos chineses no primeiro trimestre, da ordem de US$ 8,7 bilhões.

Wall Street abre em alta

Na abertura do dia, os índices acionários de Wall Street operavam em alta. No começo dos negócios, o índice Dow Jones avançava 0,05% aos 16.430 pontos e o S&P 500 ganhava 0,15% a 1.870 pontos.

A bolsa eletrônica Nasdaq tinha alta de 0,13 aos 3.567 pontos.

Europa: mercado tem leve queda

Nesta sexta, ações europeias tinham leve queda. Investidores estariam em modo de espera dado que o cenário econômico sombrio na Europa e receio de correr riscos eram mais determinantes do que o entusiasmo com fusões e aquisições no setor de telecomunicações.

Às 7h54, o índice das principais ações europeias FTSEurofirst 300 tinha queda de 0,24% a 1.354 pontos. O índice de blue chips da zona do euro Euro Stoxx 50 também caía: 0,37% para 3.151 pontos.

O conglomerado industrial e de telecomunicações francês Bouygues marcava alta de 3,25% com a especulação de possivelmente uma associação com a Orange, cujas ações subiam 0,37%.

Bolsa de Tóquio fecha em baixa

A Bolsa de Tóquio encerrou a sessão de sexta-feira, 16, em baixa de 1,41%.

O índice Nikkei perdeu 201,62 pontos, a 14.096,59 unidades.

Tags: bolsa de valores, cemig, cesp, Eletrobras, euopa, Ibovespa, investimentos, Light, tóquio, Wall Street

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.