Jornal do Brasil

Sábado, 25 de Outubro de 2014

Economia

Inflação para famílias com até 2,5 salários acumula alta de 3,1% em 2014

Agência Brasil

A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor - Classe 1 (IPC-C1) do mês de abril apresentou variação de 1,05%, registrando alta de 0,20 ponto percentual em relação aos 0,85% do indicador relativo ao mês de março.

Divulgado hoje (12) pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV), o indicador acumula alta de 3,1% nos primeiros quatro meses do ano e 5,57% nos últimos doze meses (taxa anualizda).

O IPC-C1 registra a inflação para as famílias com renda entre 1 e 2,5 salários mínimos no Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Salvador relativos a oito classes de despesas: saúde e cuidados pessoais; habitação; transporte; vestuário; despesas diversas e comunicação. Em abril, seis das oito classes registraram alta de um mês para o outro.

A maior alta foi registrada no item saúde e cuidados pessoas, que passou de 0,29% para 1,68%, entre março e abril – uma alta de 1,39 ponto percentual no período. Seguido de habitação, com alta de 0,73% em abril. A menor variação foi registrada no item comunicação (-0,03%,) resultado superior à deflação de março (-0,22%).

Tags: brasil, consumidor, economia, inflação, IPC

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.