Jornal do Brasil

Quinta-feira, 18 de Dezembro de 2014

Economia

Santander oferece US$6,5 bilhões para adquirir 25% restante de filial brasileira

De acordo com o The Wall Street Journal, oferta teria sido motivada por confiança no Brasil

Jornal do Brasil

O The Wall Street Journal divulgou nesta terça-feira (29) uma matéria falando sobre a Oferta Pública de Aquisição (OPA) feita pelo Banco Santander da Espanha para comprar os 25% que ainda não controla de sua filial brasileira, o Banco Santander Brasil, pelo equivalente em ações a até US$ 6,5 bilhões.

O Santander disse em um comunicado que a oferta reflete a confiança do Santander no Brasil, em sua filial brasileira e no seu potencial de crescimento a longo prazo.

A intenção do Banco é concluir a operação até outubro deste ano e o Santander oferecerá uma valorização de 20% a respeito da cotação na bolsa aos acionistas minoritários.

Segundo o jornal, Brasil e México, os dois países que respondem por mais de um quarto do lucro líquido do Santander, passaram por um forte declínio. De acordo com dados do balanço do grupo, a unidade brasileira viu seu lucro líquido cair 27% em comparação com os resultados do ano anterior.

O índice de inadimplência da carteira de crédito – levando em conta os atrasos superiores a 90 dias – caiu dos 5,61% no quarto trimestre do ano passado para 5,52%. Recentemente bancos espanhóis como Caixabank SA, Banco de Sabadell e Bankia também anunciaram reduções dos seus níveis de inadimplência no primeiro trimestre de 2014 em comparação ao quarto trimestre do ano anterior.

O jornal disse ainda que, na Espanha, o Santander declarou que o total de empréstimos caiu em relação ao ano anterior. Contudo, houve um ligeiro aumento na concessão de empréstimos em relação ao trimestre anterior, o que representa o primeiro aumento intervalo de cinco anos.

Tags: banco, compra, empréstimos, Espanha, Inadimplência, negócio, santander, venda

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.