Jornal do Brasil

Sábado, 20 de Dezembro de 2014

Economia

Instituto aponta dez profissões que existirão em 2030

Com avanço da tecnologia, robôs devem estar disponíveis para auxiliar profissões

Portal Terra

Quais serão as profissões do futuro? Para responder à pergunta o instituto Canadian Scholarship Trust Plan, em parceria com estrategistas, apontou quais serão os trabalhos que devem estar disponíveis em 2030. Algumas profissões são bem diferentes das que temos hoje. Com o avanço da tecnologia, robôs devem estar mais presentes no dia a dia e, inclusive, disponíveis para compra, além de auxiliar algumas profissões. 

Veja dez profissões que existirão no futuro:

Nostálgicos

Nostálgicos são designers de interiores que serão encarregados de ajudar a criar espaços que refletem suas décadas favoritas. Isso pode significar recriar uma sala de estar dos anos 1980 ou uma cozinha dos anos 1950. Nostálgicos vão ajudar a trazer lembranças felizes de seus clientes.

Médicos devem utilizar robôs para fazer cirurgias remotas
Médicos devem utilizar robôs para fazer cirurgias remotas

Telecirurgião

Telecirurgia, também conhecida como cirurgia remota, permite que profissionais treinados operem pacientes remotamente usando braços de robôs, um controle mestre e um sistema de sensores que transmitem informações para o usuário. Este conceito já está em prática.

Reflorestador

O trabalho do reflorestador vai ajudar a desfazer os danos que os seres humanos têm causado ao campo. Isto significa derrubar cercas ou romper estradas, as substituindo por florestas e vegetação natural.

Projetista de lixo

Estes designers vão fazer carreira aperfeiçoando modelos de reciclagem. Projetistas de lixo vão fazer com que as reciclagens sejam mais eficientes e bem-sucedidas, desenvolvendo maneiras para criar novos itens com pouco desperdício.

Especialista em simplicidade

Estes profissionais vão encontrar maneiras de ajudar a simplificar as operações diárias de negócios. Pessoas que se destacam em matemática, design e boa relação interpessoal vão se encaixar nessa trabalho.

Navegador de saúde

É difícil para pacientes e familiares entenderem o funcionamento de um hospital. Mas com a ajuda de um navegador de saúde os pacientes terão mais conhecimento das informações que precisam. Os profissionais vão responder a perguntas sobre procedimentos e documentos, além de dar apoio às pessoas que se esforçam para lidar com o estresse de ter um familiar doente.

Terapeuta de final de vida

Com o aumenta da expectativa de vida, o planejamento para as últimas etapas da vida se tornarão uma prática comum. Terapeutas de final de vida atuarão como guias para planejar os anos antes da morte. Isto envolve ser simples e direto, mas sensível sobre as maneiras de fazer a morte ser um processo mais suave.

Projetista de jogos

Jogos são uma excelente ferramenta para ajudar as pessoas a aprender novas habilidades. O projetista de jogos vai combinar a lógica dos jogos com atividades diárias, eventos, serviços e produtos. Estes projetistas também podem trabalhar com médicos e terapeutas para criar jogos que ajudem as pessoas a se recuperar do estresse de doenças.

Conselheiro de robô

Como robôs começam a desempenhar um papel maior em nossas vidas, futuramente ricos vão ter seus próprios robôs, que atuarão como serventes ou cuidadores. Pessoas interessadas em ter um robô em casa consultarão um conselheiro de robô para saber qual modelo melhor se encaixa a suas necessidades familiares.

Remixer de mídia

Um remixer de mídia assume o cargo de DJ remixando várias formas de mídia em um novo projeto de maneira coesa. Estes profissionais vão combinar áudio, vídeo, imagens e realidade aumentada para criar projetos que vão desde campanhas de marketing a espaços de entretenimento em casamentos.

Tags: futuro, profissões, robô, tecnologia, Trabalho

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.