Jornal do Brasil

Sábado, 26 de Julho de 2014

Economia

Dilma recebe ministro dos Negócios Estrangeiros da China

Agência Brasil

A presidenta Dilma Rousseff recebeu na manhã deste sábado (26), no Palácio da Alvorada, o ministro dos Negócios Estrangeiros chinês, Wang Yi. Ao deixar o encontro, ele destacou que a China e as nações latino-americanas “são parceiros naturais” e que aquele país tem toda capacidade e autoconfiança para “levar adiante sua diplomacia com os países da região".

Vários ministros brasileiros participaram da reunião, entre eles: Luiz Alberto Figueiredo (Relações Exteriores); Mauro Borges (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior); Paulo Bernardo (Comunicações); Aloizio Mercadante (Casa Civil); Neri Geller (Agricultura) e César Borges (Transportes). O secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, também participou da reunião.

A visita do chanceler chinês ao Brasil também foi preparatória à 6ª Cúpula dos Brics, que vai ocorrer entre 15 e 17 de julho, em Fortaleza, que vai ter a presença do presidente da China, Xi Jinping. O bloco reúne Brasil, China, Rússia, Índia e África do Sul. No encontro, deve ser anunciada a criação do novo Banco de Desenvolvimento dos Brics que terá a função de financiar projetos de fomento à economia nos países-membros.

Além de participar da reunião dos Brics, Xi Jinping, também deve assistir a final da Copa do Mundo, no Rio de Janeiro, em julho.

Tags: brasil, cHINA, encontro, presidente, wang yi

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.