Jornal do Brasil

Domingo, 23 de Novembro de 2014

Economia

El País: Economia espanhola cresce no maior ritmo desde o início da crise

Jornal espanhol reconhece o avanço de 0,4% do PIB como melhor resultado desde 2008

Jornal do Brasil

O jornal espanhol El País publicou uma matéria nesta quinta-feira afirmando que a economia espanhola vem se recuperando, o que pode ser notado pelo crescimento de 0,4% no primeiro trimestre do ano em relação aos três trimestres anteriores. Um crescimento maior do que esse foi registrado no início de 2008, quando a economia cresceu 0,5% antes de entrar na chamada Grande Recessão.

A reportagem informa que, em comparação com o primeiro trimestre do ano passado, o avanço no primeiro trimestre de 2014 foi de 0,5%, a primeira taxa positiva na comparação ano a ano depois de nove trimestres consecutivos de queda. A matéria aponta que os motivos para a recuperação foram a leve alta no consumo privado e o investimento empresarial. Também teria acontecido uma pequena melhora nos gastos e no investimento das administrações públicas.

Segundo o autor, o Banco da Espanha confirmou suas previsões oficiais que situam o ritmo da recuperação em um crescimento de 1,2% e 1,7% em 2014 e 2015. Quanto ao risco de deflação, a instituição considera “remota” a possibilidade de que se registrem quedas generalizadas e persistentes dos preços para o consumidor, e só as vislumbra no caso de que um risco dessa natureza se materialize em toda a zona do euro.

Tags: crescimento, economia, Espanha, recessão, recuperação

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.