Jornal do Brasil

Terça-feira, 22 de Julho de 2014

Economia

ANP: 36º leilão de biodiesel vende 390 milhões de litros no primeiro dia

Agência Brasil

A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) conseguiu vender para as distribuidoras de combustíveis no primeiro dia do 36º Leilão de Biodiesel 390,7 milhões de litros, de um total de 735,2 milhões de litros ofertados no dia de ontem (10).

O produto foi comercializado com um deságio médio de 1,8%, em relação aos preços inicialmente determinados. Segundo nota a ANP, o volume comercializado no primeiro dia do leilão foi adquirido dos produtores detentores do Selo Combustível Social.

Dos 390,7 milhões de litros, 54,7% serão fornecidos por produtores do Centro-Oeste do país e 36,7% virão do Sul. O restante será fornecido pelo Nordeste (5,6%), Sudeste (2,3%) e Norte (0,7%). Ainda no primeiro dia, finalizados os lances, os produtores de biodiesel puderam revisar suas ofertas, visando a manter ou a reduzir seus preços para a concorrência deste segundo dia do leilão.

Do pregão de hoje (11) poderão participar produtores de biodiesel detentores ou não do Selo Combustível Social. O volume máximo a ser arrematado pelas distribuidoras não poderá ser superior a 97,6 milhões de litros. No entanto, 80% do volume total arrematado terão que ser fornecidos por produtores detentores do selo.

Os leilões de biodiesel atendem à Resolução 6 do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), que estabelece em 5% o percentual mínimo obrigatório de adição de biodiesel ao óleo diesel vendido ao consumidor final (B5), em vigor desde o dia 1º de janeiro de 2010.

Tags: agência, combustivel, dinheiro, Leilão, licitação

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.