Jornal do Brasil

Quarta-feira, 26 de Novembro de 2014

Economia

Grécia volta aos mercados após 4 anos

País colocou 3 bilhões de euros em títulos públicos à venda, a taxa de juros de 4,75% 

Agência ANSA

A Grécia voltou nesta quinta-feira (10) aos mercados internacionais com a venda de 3 bilhões de euros (R$ 9 bilhões) em títulos públicos, a uma taxa de juros de 4,75% ao ano, depois de quatro anos de ausência. De acordo com o Ministério das Finanças do país, os papéis têm prazo de vencimento de cinco anos e a transação deverá ser concluída na próxima semana. 

Nota divulgada pela pasta informa que a demanda pelos ativos foi muito forte. "A Grécia está no caminho certo, mas ainda há muito a fazer. O retorno aos mercados é o objetivo de todos os planos do FMI", declarou a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional, Christine Lagarde. 

Já para a Comissão Europeia, o leilão realizado pelo governo grego é um sinal importante de que sua economia está recuperando a confiança dos investidores e reflete o efeito positivo das reformas implantadas desde 2010. "Agora, para manter o acesso sustentável aos mercados, e pelo bem dos gregos e da economia, é crucial que Atenas continue a respeitar as metas de balanço e prossiga com as reformas", diz comunicado do órgão europeu.    

Atentado

Um carro-bomba explodiu na manhã desta quinta-feira em frente à sede do Banco Central da Grécia, mas não teria deixado vítimas. Os explosivos foram colocados dentro de um veículo estacionado na entrada do edifício, que fica próximo aos escritórios da União Europeia (UE), do Banco Central Europeu (BCE) e do FMI.

Tags: crise, grécia, mercado financeiro, papéis, títulos públicos

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.