Jornal do Brasil

Quarta-feira, 23 de Julho de 2014

Economia

Estética in Rio 2014 acontece de 3 a 5 de maio 

Jornal do Brasil

A Estética in Rio tem mostrado dinamismo na criação de novas programações para o setor e, nesta edição, que acontecerá de 3 a 5 de maio, no Centro de Convenções SulAmérica, na Zona Norte da cidade, não será diferente. Os profissionais e empresários da beleza acompanharão o lançamento da EXPO UNHAS, já que o mercado de esmaltes no Brasil movimentou R$ 575,64 milhões em 2012, alta de 12,6% em relação a 2011, segundo levantamento da Nielsen. O número de unidades vendidas somou 220,5 milhões no ano passado, aponta o estudo. O Brasil é hoje o segundo maior mercado consumidor de esmalte do mundo e o produto se transformou em item de colecionadoras, febre de blogueiras e a nova coqueluche de marcas de celebridades.

Outra novidade será o 1º Congresso Científico Internacional de Micropigmentação, resultado de estudos que apontam o segmento como um dos que mais cresce no mercado merecendo, portanto, um evento próprio. Nele serão apresentados cases e o que há de mais recente em técnicas e produtos.

A Estética in Rio 2014 investirá ainda na realização dos Congressos Científicos de Estética, Maquiagem, Podologia e Gestão de Negócios, além de cursos paralelos, pré e pós-congresso. Para Fátima Facuri, diretora da Open Brasil Eventos, empresa organizadora da Feira, é imprescindível investir no desenvolvimento do setor através da profissionalização e da apresentação de novas técnicas, inclusive internacionais, e lançamentos.

 

Consumo que se multiplica

O mercado de estética tem se destacado frente à economia nacional mostrando-se mais lucrativo que muitos outros setores. Entre os fatores que contribuem para este desenvolvimento estão a utilização de tecnologia de ponta, a aceleração da produtividade na indústria, o aumento do número de lançamentos e também a crescente participação da mulher no mercado de trabalho. Mas, tanto mulheres quanto homens já entendem que a estética está ligada à qualidade de vida, à saúde, à beleza e ao bem-estar físico e mental. Além disso, os eventos esportivos mundiais (Copa do Mundo e Olimpíadas) que o Brasil sediará, ajudarão a abrir novos nichos e postos de trabalho para atender ao acréscimo populacional com a chegada dos turistas em todo o País.

As clínicas de estética e os salões de beleza fazem parte de um mercado que não para de crescer. Segundo informações da Central Mailing List, o número de estabelecimentos destinados ao consumo de produtos e serviços de estética no País teve um crescimento de 250% desde 2009. Na época havia 59 mil empresas no Brasil, e em 2011, o número superou 206 mil. Uma pesquisa, realizada pelo IBGE, ainda em 2007, afirma que 78% da população feminina brasileira gastam mais de 10% de seus salários com produtos e serviços relacionados à beleza.

Segundo dados da Euromonitor, agência que estuda a indústria e o mercado nacional há mais de 15 anos, o setor de produtos de higiene e beleza apresenta no país um crescimento anual de 10%, empregando nada menos do que cerca de 5,7 milhões de pessoas. Esse número coloca o Brasil no terceiro lugar do ranking mundial no que diz respeito ao consumo de produtos de beleza, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e do Japão.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), os lançamentos e as novas apresentações de produtos são responsáveis por 35% do faturamento bianual do setor de cosméticos no Brasil, o que implica que a cada quatro anos as empresas precisam reformular quase completamente seus portfólios, tornando o segmento quase tão dinâmico quanto os de informática e telefonia móvel. Nesse ritmo, o Brasil deve alcançar a vice-liderança no consumo mundial de cosméticos até 2017. Tudo isso torna o país um mercado decisivo para as maiores companhias de beleza do planeta, sobretudo em tempos de retração das economias americana e europeia.

 

 

Agenda:

Estética in Rio 2014

3 a 5 de maio - 10h às 19h

Centro de Convenções SulAmérica - Cidade Nova - Rio de Janeiro - RJ

www.esteticainrio.com.br

 

 

Tags: Beleza, economia, feira, negócios, serviços

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.