Jornal do Brasil

Quarta-feira, 30 de Julho de 2014

Economia

Previsão da inflação aumenta, como já antecipava 'JB'

Jornal do Brasil

A projeção para a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2014 saltou de 6,28% para 6,30%, de acordo com a pesquisa Focus divulgada nesta segunda-feira, 31, pelo Banco Central.

A tendência já vem sendo sinalizada pelo Jornal do Brasil em recentes editorias.

Em novembro do ano passado, o JB já assinalava: "Mas não há como negar que os preços dos combustíveis estão defasados, o que significa que a inflação reprimida de hoje irá, fatalmente, se transformar em inflação aberta, amanhã. 

>> Veja: preocupação do governo com inflação é correta

No mesmo mês, novamente um alerta: "O Jornal do Brasil vem publicando uma série de reportagens alertando para a importância de maior atenção às contas públicas do governo. Matéria de março deste ano apontava para o criticismo nos meios acadêmicos contra o malabarismo contábil do Governo, especialmente de alguns setores do Ministério da Fazenda, no intuito de manipular as estatísticas e esconder os resultados negativos da inflação, das contas públicas e da balança comercial. No mês seguinte, outra matéria ressaltava que a tendência da situação nas contas externas era piorar."

>> Veja: rumos da economia brasileira preocupam mercado

Tags: brasil, economia, expectativa, índice, inflação

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.