Jornal do Brasil

Sexta-feira, 22 de Agosto de 2014

Economia

Lá Nación: Comércio entre Brasil e Argentina registra queda de 16%

Jornal do Brasil

O argentino La Nación analisou hoje a queda de 16% no comércio entre Brasil e Argentina no mês de março. Segundo a publicação, entre os produtos que explicam o declínio estão carros, autopeças, trigo e medicamentos. O jornal afirma que, em comparação com o mesmo período do ano passado, as exportações argentinas para o Brasil registraram queda de 16,8%. Já as exportações brasileiras para a Argentina caíram em 15,3% no mesmo período.

O veículo apontou uma queda de 17% no comércio bilateral do primeiro trimestre de 2014. Ainda de acordo com o Lá Nación, a principal causa para a mudança está nas restrições à importação de varejo, principalmente de automóveis comerciais argentinos. A matéria aponta um relatório do governo brasileiro destacando o declínio na importação de automóveis, pneus, motores e peças automobilísticas. Além dos automotores, produtos e máquinas para uso agrícola e semi manufaturado também registraram queda.

Ainda segundo o jornal, nessa troca, a Argentina registrou um saldo 48% inferior ao ano passado, conforme apurou o Lá Nación. O jornal também informa que, no acumulado do primeiro trimestre de 2014, a Argentina acumulou um déficit de US $ 262 milhões em comércio com o Brasil, enquanto que no mesmo período em 2013 houve um excedente de 82 milhões.

O Lá Nación também menciona que, no primeiro trimestre de 2014, as importações brasileiras caíram 13%. Neste contexto, conforme noticiou o jornal argentino, o Ministério do Desenvolvimento do Brasil assinou um acordo de empenho para garantir o fluxo de comércio e sem restrições indevidas com a Argentina.

Tags: Argentina, balança comercial, brasil, exportação, importação

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.