Jornal do Brasil

Quinta-feira, 23 de Outubro de 2014

Economia

'El País': Brasil e Bolívia discutem venda do gás boliviano

Jornal do Brasil

O jornal espanhol El País comentou hoje sobre a reunião entre os ministros das Relações Exteriores de Brasil e Bolívia. Segundo a publicação, a visita do ministro brasileiro Luis Alberto Figueiredo foi “inesperada”, já que o encontro estava marcado para o dia 7 desse mês. O veículo relembrou as tensões diplomáticas entre os países após o Brasil oferecer refúgio político aos opositores do presidente Evo Morales.

Segundo a reportagem, os ministros se encontraram na cidade de Cochabamba para analisarem temas da agenda bilateral e discutirem a criação de uma comissão para estudar o aumento da venda de gás da Bolívia para o Brasil. De acordo com o jornal, os diplomatas manifestaram que a reunião foi “muito interessante”.

Outro ponto abordado pelo veículo foi a insatisfação dos bolivianos com as graves inundações ao norte do país. Segundo a reportagem, especialistas em meio ambiente atribuíram a situação ao efeitos causados pelas hidrelétricas do Rio Madeira. Contudo, o jornal afirma que essa questão não foi abordada pelos ministros.

Ainda segundo o El País, os ministros concordaram em criar equipes de especialistas de ambos os países para desenvolver propostas concretas de fortalecimento das relações bilaterais. De acordo com a publicação, as propostas serão submetidas às considerações dos ministros. O jornal informou que também será criada uma comissão técnica específica para trabalhar na expansão da venda de gás para a capital do Mato Grosso, Cuiabá.

Além da questão econômica, o encontro também teria abordado o tráfico de drogas. O jornal destacou a vontade dos bolivianos de conciliarem com o Brasil um sistema de comunicação criptografada para uso das forças responsáveis pela luta contra o tráfico de drogas nos dois países. 

Tags: bolívia, brasil, cochabamba, gás, tráfico

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.