Jornal do Brasil

Quarta-feira, 17 de Setembro de 2014

Economia

Petrobras inicia sétima rodada de contratação de barcos de apoio

Jornal do Brasil

A sétima rodada de licitações do Programa de Renovação da Frota de Apoio Marítimo (Prorefam) da Petrobras começa sexta-feira (21) com o envio dos convites para os participantes, informou hoje (17) a empresa, que receberá as propostas até 27 de junho. Os contratos serão assinados no dia 30 de outubro.

As datas da rodada foram anunciadas no edifício-sede da Petrobras, no centro do Rio, onde também foram assinados os oito contratos fechados na quinta rodada, totalizando 87 barcos contratados de um total planejado de 146 – 26 embarcações já estão em operação e 61, em construção.

A sexta rodada, que, recebeu 26 propostas, está em fase de negociação desde o dia 6 deste mês, quando foram definidos os classificados, e terá os contratos assinados em 30 de abril.

As licitações são para contratação de embarcações de três tipos: AHTS, que manipulam e rebocam âncoras de plataformas de perfuração e fornecem suprimento, PSV, para o suprimento de cargas líquidas e sólidas para as plataformas, e OSRV, que recolhem óleo em alto mar.

Os barcos do tipo PSV tiveram 17% mais contratos do que o esperado até a quinta rodada, mas os AHTS, que são mais sofisticados, estão abaixo do ritmo planejado, com 11 embarcações de uma expectativa de 40 a 50 até o fim da sétima rodada. 

O Prorefam está em curso desde 2008 e é o terceiro feito pela Petrobras. Os programas anteriores, iniciados em 2000 e em 2004. foram responsáveis pela contratação de 18 e 20 embarcações, respectivamente.

Tags: estatal, frota, maritima, programa, renovação

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.