ASSINE
search button

Investimentos serão ainda maiores em 2014, diz Mantega

Compartilhar

A relevância dos investimentos para a economia brasileira poderá ser ainda maior em 2014, gerando resultados mais positivos, caso se confirmem as expectativas apresentadas hoje (27) pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, durante entrevista à  imprensa destinada a comentar os resultados do Produto Interno Bruto (PIB) em 2013.

Segundo o ministro, licitações e concessões de aeroportos e estradas dão tom otimista às expectativas brasileiras em relação à economia, levando o governo a acreditar que “os investimentos aumentarão ainda mais” em 2014.

“A trajetória de investimentos no Brasil é crescente. Não sugiro números porque investimentos como os [do Campo] de Libra [o principal entre os do Pré-Sal] serão muito positivos para os próximos cinco anos. Haverá portanto crescimento dos investimentos”, disse Mantega. “Com o programa de concessões, [a economia brasileira] receberá estímulo extra”, acrescentou.

Mantega descartou mais desonerações para o setor produtivo. Ressaltou a importância do aperto monetário para o aumento da confiança no país. “Não estamos implementando novos estímulos como exonerações em 2014 porque os [ocorridos anteriormente] estão fazendo efeitos hoje”, disse ele.

“Quanto ao aperto monetário, ele tem aspecto benéfico por controlar e reduzir a inflação. Isso gera condições favoráveis ao crescimento por causa do aumento da confiança que [por outro lado] diminui quando a inflação está elevada”.

Na avaliação do ministro, existe um “paradoxo” na questão dos juros. “Ainda que aumentem no curto prazo, os juros podem cair no longo prazo. [Só que] os [cenários] de longo prazo são referência para o investidor, e podem acabar estimulando-o a aumentar negócios e investimentos”.