Jornal do Brasil

Segunda-feira, 1 de Setembro de 2014

Economia

Mercado de franquias em produtos nutricionais cresce no país

Jornal do Brasil

Com crescimento de 39,2% no faturamento no ano passado, o mercado de franquias no Brasil cresce há dez anos consecutivos, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Destes, oito foram de dois dígitos. O setor está aquecido, o que proporciona o momento ideal para investimentos e ampliação. A Sports Nutrition Center, ou SNC, rede especializada em produtos nutricionais, é um grande exemplo de sucesso da América Latina, especialmente no setor de nutrição. Em 2013, a rede faturou mais de R$ 138 milhões, superando em muito os resultados de 2011 e 2012. Para este ano, a expectativa é de 35% de crescimento. 

Apenas no último ano, foram abertas 30 novas franquias SNC, sendo que alguns franqueados atingiram a marca de cinco lojas próprias. Entre suas 131 lojas em território nacional, os franqueados SNC também bateram um recorde notório: faturamento de R$ 8 mil por metro quadrado. 

Para o diretor da rede, Fábio Ramos, o segredo do sucesso se resume em cinco características. "Inovação de mercado, motivação, responsabilidade, empreendedorismo e trabalho em equipe", acredita. Estes números mostram que além de uma economia favorável, para possíveis franqueados é interessante o investimento em redes que sejam cases de sucesso.

A rede pretende inaugurar, até dezembro deste ano, mais 30 lojas em todo o Brasil. "Vamos focar na abertura de unidades nos estados que ainda não estamos presentes, como Sergipe, Paraíba, Rio Grande do Norte e Amazonas", ressalta Ramos.

O investimento inicial total para a operação e uma unidade franqueada SNC situa-se entre R$ 120 mil para quiosques, R$ 175 mil para "lojas de rua" e até R$ 250 mil para unidades em shoppings. A taxa de franquia varia entre R$ 28 mil e R$ 45 mil, dependendo do modelo selecionado pelo franqueado, e os royalties ficam em 4% sob o faturamento bruto mensal. O retorno deste capital investido acontece no prazo entre 22 e 30 meses, com lucros líquidos após os três meses iniciais de inauguração.

A SNC prepara o lançamento de sua primeira linha com matérias primas 100% importadas. A "SNC Imports", como será conhecida, terá seu lançamento no mês de março. De acordo com o Diretor da SNC, a demanda por produtos é quatro vezes maior em comparação aos cinco últimos anos. "Antes, muita gente confundia os suplementos nutricionais com anabolizantes. Hoje, as pessoas têm mais acesso à informação e entendem a importância de suprir a carência do organismo com os suplementos, que afinal são totalmente naturais", explica Ramos, ressaltando também a importância de produtos com credibilidade.

Tags: economia, franquias, lançamento, lojas, snc

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.