Jornal do Brasil

Segunda-feira, 21 de Abril de 2014

Economia

Eletrobras enfrenta sérias dificuldades de caixa

Empresa está fazendo corte de pessoal e investimentos

Jornal do Brasil

A Eletrobras está enfrentando sérias dificuldades de caixa e, por conta disso, vem fazendo cortes em seu quadro de funcionários e nos investimentos. Segundo o ex-presidente da estatal e diretor do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe), Luiz Pinguelli Rosa, a Eletrobras passou a enfrentar dificuldades com a redução das tarifas de energia feita pelo governo no ano passado.

“As subsidiárias também estão enfrentando problemas, como a Chesf e Furnas, que se encontram no mesmo processo de contenção de despesas e estão demitindo funcionários e reduzindo investimentos”, disse Pinguelli Rosa. Essa situação, afirmou ele, está tendo reflexos sobre os investimentos na infraestrutura energética do país e que está afetando a geração e distribuição de energia elétrica. A falta de investimentos em linhas de transmissão, disse Pinguelli Rosa, colaborou para o apagão que ocorreu em várias regiões do país nesta quarta-feira (5).

O diretor do Coppe ressalta ainda que além da falta de investimentos, o apagão teve ainda outros fatores que colaboram para essa interrupção, como a falta de chuva, numa época do ano em que não é comum a estiagem, e o aumento da demanda por energia por conta da redução das tarifas. Pinguelli destacou ainda que o acidente responsável pela interrupção, devido à queda de duas linhas paralelas de forma simultânea, foi um grande azar por não ter deixado alternativa para evitar o corte. No entanto, ressalta ele, o problema foi resolvido rapidamente.

Pinguelli Rosa disse ainda que devido à forte demanda por energia, o fornecimento pode estar passando por uma “distribuição suja”, termo técnico usada para definir a redução da carga. “Há informações de que a voltagem em alguns lugares estaria reduzida, mas não tenho informações de que essa diminuição esteja ocorrendo em vários locais para afirmar que essa redução está sendo feita amplamente”, disse ele.  

Tags: apagão, demanda, diretor, energia, interrupção, oinguelli

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.