Jornal do Brasil

Quinta-feira, 24 de Abril de 2014

Economia

Comércio do Rio vendeu mais 6,5% em 2013

Jornal do Brasil

As vendas do comércio na cidade do Rio de Janeiro cresceram 6,5% no acumulado de janeiro/dezembro de 2013 em relação ao mesmo período de 2012, de acordo com a pesquisa Termômetro de Vendas divulgada mensalmente pelo Centro de Estudos do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio), que ouviu cerca de 750 estabelecimentos comerciais.

A pesquisa mostra também que em dezembro as vendas cresceram 8,3% em comparação com o mesmo mês do ano anterior. Foi o 12° mês do ano de resultado positivo.

O presidente do CDLRio, Aldo Gonçalves, disse que o resultado positivo de 2013 também foi estimulado pelo crescimento do nível do emprego e da renda, que proporcionou o aumento das quitações de dívidas reabilitando os consumidores para novas compras, influenciou bastante no resultado do ano. “Também influiu no bom desempenho as várias iniciativas tomadas pelos lojistas, entre elas o alongamento dos prazos de financiamentos, lançamento de produtos (especialmente nos segmentos de moda, brinquedos e confecções), promoções, descontos e liquidações”, diz Aldo.

Outro fator que colaborou para o aumento das vendas em 2013 foram as instalações das UPPs em várias comunidades da cidade, que proporcionou mais tranquilidade para os consumidores efetuarem suas compras, especialmente nas lojas de rua. “Essas medidas também atraíram muito mais visitantes, principalmente turistas, movimentando toda a cadeia produtiva da Cidade e do Estado”, conclui Aldo.

Segundo a pesquisa, em dezembro, os indicadores do mês foram puxados pelo crescimento das vendas do comércio varejista especializado nos segmentos de Eletrodomésticos (+8,8%), Confecções e Moda Infantil (+7,5%), Móveis (+ 6,6%), Calçados (+4,1%), Joias (+3,6%), Óticas (+3,4%) e Tecidos (+1,9%). Quanto à forma de pagamento as vendas a prazo com 9% ficaram à frente das vendas à vista com 7,6%.

Em relação às vendas conforme a localização dos estabelecimentos comerciais, no Ramo Mole (bens não duráveis) as lojas da Zona Sul venderam mais 10,5%, as do Centro mais 6,4% e as da Zona Norte mais 5,8%. No Ramo Duro (bens duráveis) as lojas da Zona Norte faturaram mais 10,3%, as do Centro mais 8,7% e as da Zona Sul mais 3,1%.

Tags: comércio, dados, economia, lojas, Rio, varejo

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