Jornal do Brasil

Sábado, 20 de Dezembro de 2014

Economia

Ano Novo chinês incentiva a produção de porcos no país

Jornal do Brasil

A China ama carne de porco e consome metade da oferta mundial. O período relacionado ao Ano Novo Chinês sempre foi a temporada mais propícia para se consumir esse tipo de carne. Porém, os produtores de suínos tem sido "selvagens", excedendo os ofertas e elevando, com isso, os preços do produto, num pico registrado pela primeira vez em uma década.

Segundo uma reportagem do portal americano Quartz, o preço da carne suína em 24 províncias chinesas caiu 7,2% desde o final de dezembro e início de janeiro, e continua caindo na última semana. O preço dos suínos abatidos caiu numa margem de 4% entre 10 e 15 de janeiro para 13,2 yuan ($ 2,18) por kg, de acordo com o China Plataforma Commodity Preço e do National Bureau of Statistics. A expansão da indústria de criação da China em 2011 e 2012, levou ao excesso de oferta, de acordo com as análises de Feng Yonghui, analista-chefe da indústria de porco do grupo de pesquisa Soozhu Economic Information Daily.

A China está trabalhando na criação de uma cadeia de fornecimento de porco mais estável, visando evitar essas flutuações. Shuanghui International, maior produtor de carne suína do mundo, concluiu a aquisição da Smithfield Foods com sede nos EUA, e está planejando um IPO de $ 5 bilhões, em parte, para modernizar a sua produção. E a China pode em breve estar produzindo rebanhos de porcos muito semelhantes. A BBC relata que a empresa chinesa BGI iscloning produz porcos em escala industrial, embora a sua produção anual de 500 porcos não é suficiente para dar conta do excesso de oferta atual.

A queda dos preços pode ser uma má notícia para os produtores de suínos, mas será comemorada pelos consumidores chineses, que pagam alguns dos mais altos preços da carne suína do mundo. A China também tem uma reserva estratégica de porco para absorver o excesso de oferta que pode ser um movimento prudente, isso se as piores previsões sobre uma epidemia global de diarreia suína acontecer.

Tags: caindo, carne, cHINA, consumir, preços

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.