Jornal do Brasil

Quinta-feira, 23 de Outubro de 2014

Economia

Custo da construção paulista subiu 7,3% em 2013

Agência Brasil

São Paulo – O custo acumulado da construção civil, índice usado nos reajustes dos contratos de obras, teve alta de 7,3% no acumulado do ano passado, segundo o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP). O valor do metro quadrado ficou em R$ 1.099,57 em dezembro, uma leve alta de 0,06% na comparação com novembro.

O custo das construtoras com matéria-prima em dezembro subiu 0,02% em relação a novembro, e a mão de obra teve alta de 0,09% no último mês do ano. Já os salários dos engenheiros, nesse período, ficaram estáveis.

Considerando as obras incluídas na desoneração da folha de pagamentos, houve alta de 0,1% nos custos com mão de obra. Os custos das empresas com materiais de construção aumentaram 0,02% e os salários dos engenheiros ficaram inalterados. O custo total desonerado da construção civil teve variação de 0,06% no mês, ficando em R$ 1.024,03 por metro quadrado.

Quatro dos 41 insumos da construção pesquisados variaram acima do Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) do mês, que ficou em 0,6%. Os que tiveram os maiores reajustes foram o óleo diesel (1,34%) e a comida em marmitex (0,73%).

Tags: brasil, custo, economia, índice, reajuste

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.