Jornal do Brasil

Sábado, 1 de Novembro de 2014

Economia

Bolívia assume amanhã a presidência do G-77

Agência Brasil

O presidente da Bolívia, Evo Morales, confirmou que viajará nesta terça para Nova York a fim de assumir a presidência pró-tempore do Grupo dos 77 (G-77), bloco que reúne 133 países em vias de desenvolvimento e a China. “Amanhã vou receber a responsabilidade de presidir o G-77”, disse Morales em La Paz, capital boliviana, durante uma reunião de cônsules e embaixadores bolivianos.

A Bolívia foi escolhida para liderar o bloco em novembro do ano passado, com apoio da China. Evo Morales anunciou que terá “muito trabalho” à frente do G-77, e que planeja estabelecer uma “nova agenda pela humanidade e pela dignidade dos habitantes do mundo”. Morales também anunciou que pretende realizar uma cúpula do bloco na Bolívia neste ano.

Criado em 1964, o grupo que representa os países em vias de desenvolvimento está completando 50 anos. A quantidade de países no momento da fundação do bloco era 77 nações. Hoje são 133 países, o que representa dois terços dos membros das Nações Unidas (ONU) e cerca de 60% da população mundial.

Anualmente, o G-77 reúne seus chanceleres em Nova York. A Bolívia receberá a presidência da Argélia, que presidiu o grupo em 2013.

Tags: Abertura, DESENVOLVIMENTO, grupo, NOVA YORK, países

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.