ASSINE
search button

Alta do dólar teve pouca influência na inflação de 2013, diz Mantega

"Não foi só o real que se desvalorizou. O Brasil está em linha com outras moedas"

Compartilhar

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, minimizou nesta sexta-feira a flutuação do dólar e a desvalorização do real. Ontem, a divisa americana fechou o dia cotada a R$ 2,39 no primeiro pregão do ano. Hoje, porém, o dólar já vem apresentando tendência de queda. Na avaliação do ministro, a variação cambial afetou a inflação de 2013, mas teve pouca influência.

“Não foi só o real que se desvalorizou, mas várias moedas. O Brasil está em linha com outras moedas”, disse o ministro. “O mercado cambial brasileiro é mais líquido, mais sofisticado do que os outros emergentes. Então flutua mais, às vezes”, justificou.

A alta registrada ao longo do ano, segundo o ministro, afetou a cesta básica de itens avaliadas no cálculo da inflação, mas não elevou preços acima da meta estabelecida, de 6,5% ao ano como limite-teto. “Temos visto que há pouca influência (do câmbio) sobre a inflação”, disse o ministro, com base no cálculo mais recente, do IPCA-15 (que não computa a última quinzena do ano), que registrou inflação de 5,85%.

“Certamente há câmbio (embutido na inflação), mas está dentro dos nossos parâmetros de inflação sob controle”, afirmou o ministro.