Jornal do Brasil

Segunda-feira, 21 de Abril de 2014

Economia

Produção de petróleo e gás natural da Petrobras cresceu 1,2% em novembro

Agência Brasil

Rio de Janeiro - A produção total de petróleo e gás natural da Petrobras no Brasil, em novembro, ficou em 2 milhões 342 mil barris de óleo equivalente por dia (boed). Segundo a Petrobras, o resultado é 1,2% maior que no mês anterior, quando foram extraídos 2 milhões 315 mil boed. Se incluída a parcela operada pela Petrobras para as empresas parceiras, a elevação (1,9%) é ainda maior na mesma comparação. 

Na produção exclusiva de petróleo dos campos da empresa no Brasil, a média em novembro (1 milhão 957 mil barris por dia - bpd) ficou próxima ao nível de outubro (1 milhão 960 mil).

Na avaliação da companhia, dois fatores contribuíram para a estabilidade da produção: os novos recordes mensal (339,1 mil bpd ) e diário de produção no pré-sal (362,3 mil bpd) e o início da operação da plataforma P-63 no Campo de Papa-Terra, na Bacia de Campos, no dia 11 de novembro. 

A empresa destacou, ainda, a entrada em operação de novos poços interligados às plataformas P-26, em Marlim, e P-53, Marlim Leste, na Bacia de Campos, e o início, em novembro, do teste de longa duração (TLD) de Lula Extremo Sul, no pré-sal da Bacia de Santos, por meio do FPSO-Cidade de São Vicente.

Ao longo do mês, a Petrobras realizou paradas programadas para manutenção nas plataformas do Polo Nordeste, FPSO-Cidade de Anchieta e P-53. A medida é para manter as ações de busca do aumento de eficiência operacional na Bacia de Campos.

A companhia informou também que a plataforma P-55, no Campo de Roncador, na Bacia de Campos, está em preparativos finais para início de produção. Ela tem capacidade para processar diariamente até 180 mil barris de petróleo e até 4 milhões de m³ de gás natural. Já a plataforma P-58 está em fase de ancoragem no Complexo Parque das Baleias, na área capixaba da Bacia de Campos. A plataforma P-62 começou segunda-feira (30), o deslocamento para sua locação definitiva na Bacia de Campos e a P-61 sairá terça-feira (31), pela manhã, também para a Bacia de Campos.

Quanto ao gás natural, foram produzidos, em novembro, pela Petrobras no Brasil, 61 milhões 296 mil metros cúbicos por dia, enquanto no mês anterior atingiu 56 milhões 581 mil metros cúbicos por dia. Depois de incluída a parcela operada pela Petrobras para as empresas associadas, o volume atingiu 68 milhões 794 mil metros cúbicos.

Tags: brasil, crescimento, economia, óleo, produto

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.