Jornal do Brasil

Quarta-feira, 23 de Abril de 2014

Economia

Estados e municípios recebem R$ 1,95 bilhão para incentivar as exportações

Agência Brasil

Brasília - O Diário Oficial da União publicou Medida Provisória (MP) que libera R$ 1,95 bilhão a estados e municípios. De acordo com a MP, de número  629, os recursos visam a estimular as exportações do pais. Os repasses serão feitos em 30 dias, em parcela única.

A União entregará 75% ao estado e 25% aos seus municípios do total dos recursos. O maior porcentual dos recursos ficará com Minas Gerais, com 21,6%, seguido de Mato Grosso (16,9%) e Pará (9,1%). O menor repasse será para Roraima (0,02%). O Distrito Federal não receberá este tipo de recurso.

A aprovação do repasse para estados e municípios reforça o discurso das autoridades econômicas de incentivo às exportações. Ontem (18), durante encontro de fim de ano com jornalistas que fazem a cobertura diária dos assuntos econômicos no Ministério da Fazenda, o ministro Guido Mantega destacou que a economia internacional, com sua instabilidade e baixo crescimento, não ajudou o Brasil tanto no ano de 2013 quanto nos anos anteriores. 

Segundo ele, o crescimento do PIB mundial, em 2013, será um dos piores, ficando abaixo de 3%. “Se pegarmos a economia mundial, em 2007, a economia mundial cresceu mais de 5%, só para compararmos a descida que a economia mundial deu nesse período”, analisou.

Na avaliação do ministro, 2013 é o ponto da “inflexão”, embora o resultado do final do ano não seja tão bom. Mas, na visão do ministro, já há sinais de recuperação. Logo, informou, se chegará a um PIB mundial próximo de 4%, em 2015. “Isso será bom para o Brasil porque temos mais mercado consumidor para exportar e os países vizinhos logo poderão ter uma trajetória melhor, com melhoria da nossa balança e na produção das empresas”, por exemplo.

Tags: brasil, economia, exportação, MP, Verba

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.