Jornal do Brasil

Sexta-feira, 18 de Abril de 2014

Economia

Dilma: Brasil vai se transformar no maior produtor de plataformas de petróleo

Jornal do Brasil

A presidente Dilma Rousseff destacou, nesta terça-feira (17), a importância da indústria naval brasileira, que vai se tornar a maior produtora de plataformas de petróleo do século XXI. Dilma participou, em Ipojuca (PE), da inauguração da plataforma P-62, que contou com 63% de conteúdo nacional e criou 5 mil empregos diretos.

“O Brasil vai precisar de muita plataforma daqui para a frente. Quero dizer que com a exploração do petróleo do pré-sal ganhando velocidade e escala o Brasil vai se transformar necessariamente no maior produtor de plataformas de petróleo do século XXI. A gente tem de pensar grande, do tamanho do Brasil”, ressaltou.

Dilma Rousseff durante cerimônia de conclusão das obras da plataforma P-62 no Estaleiro Atlântico Sul
Dilma Rousseff durante cerimônia de conclusão das obras da plataforma P-62 no Estaleiro Atlântico Sul

Dilma lembrou que, só em 2013, foram entregues nove plataformas, o que demonstra a capacidade e o dinamismo da indústria naval brasileira. O setor emprega, hoje, 79 mil homens e mulheres, enquanto em 2003 eram apenas 7 mil funcionários. E a presidente ainda garantiu que muitas contratações serão feitas.

“Só em Libra, para terem uma ideia, só esse último campo, para eles extraírem petróleo de um campo, precisa de 12 a 18 plataformas. (…) E precisa de navios. Estou falando uma coisa das que já estão garantidas, que foi licitado, que tem sócio, grandes empresas são sócias e 75% de todo o óleo fica para o governo, 25% para as empresas”, lembrou.

A plataforma P-62 é a primeira obra dessa modalidade realizada em Ipojuca (PE). Durante quase três anos, cerca de 5 mil trabalhadores ergueram uma estrutura de mais de 60 mil toneladas, 330 metros de comprimento e 119 metros de altura, com capacidade para 110 pessoas e que terá capacidade de produzir 180 mil barris de petróleo e 6 milhões de m³ de gás quando estiver em operação no campo de Roncador, na Bacia de Campos.

Tags: cerimônia, entrega, Petrobras, Plataforma, presidente

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.