Jornal do Brasil

Sexta-feira, 18 de Abril de 2014

Economia

Pimentel pede pressa a europeus para iniciarem negociações com Mercosul

Agência Brasil

Brasília – Os países da União Europeia (UE) precisam ter pressa na apresentação de propostas para dar início às negociações de livre-comércio com o Mercosul, disse hoje (12) o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel. Segundo o ministro, o Mercosul está consolidando a sua proposta, e os europeus precisam agir logo.

“Nós [países do Mercosul] estamos consolidando a nossa oferta. Esperamos que a União Europeia apresente sua proposta o mais rápido possível, ainda que não o faça mais em 2013, como tinha sido acordado”, declarou o ministro em encontro com empresários e representantes do governo francês. Acompanhado da ministra do Comércio Exterior da França, Nicole Bricq, Pimentel participou, na manhã de hoje, do 1º Fórum Econômico Brasil–França, em Brasília.

As negociações entre o Mercosul e a UE arrastam-se há 15 anos. Em janeiro deste ano, os dois lados fixaram o fim do ano como prazo final para a troca de listas de itens que estariam dispostos a liberar as importações. A partir daí, os dois blocos econômicos começariam a negociar. Membro mais novo do Mercosul, a Venezuela não participa das discussões.

Os países do Mercosul apresentariam a lista na próxima semana. No entanto, a UE pediu que a troca das listas fosse adiada em um mês. O Mercosul reivindica a retirada dos subsídios agrícolas pelos países europeus. A União Europeia quer a retirada de barreiras protecionistas a produtos industrializados pelos países sul-americanos.

Tags: america, economia, latina, proposta, Ue

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.