Jornal do Brasil

Sexta-feira, 25 de Abril de 2014

Economia

Mantega: Brasil está preparado caso EUA reduzam estímulos à economia

Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, garantiu nesta quarta-feira (11) que o Brasil está bem preparado, caso o Federal Reserve (Fed) , o Banco Central dos Estados Unidos, venha a adotar medidas para reduzir os estímulos à economia do país, se entender que há melhora no cenário. Os estímulos foram adotados para promover o enfrentamento da crise. “Vamos saber disso na semana que vem, quando sairá o próximo relatório. Existe a possibilidade, mas estamos bem preparados para isso”, afirmou.

Ele disse não acreditar em uma grande turbulência no mercado, pois, para ele, parte dela já foi antecipada pelo mercado, que se apropriou do aumento das taxas de juros com a especulação da mudança na economia norte-americana.

“Mas vamos aguardar porque não é certo também, pois o Fed vem mudando um pouco de posições em relação a isso. Também é possível que passe para o próximo ano. Vamos aguardar o relatório do Fed na próxima semana", reforçou.

Aguarda-se que o Fed comece a reduzir, a qualquer momento, a compra de US$ 85 bilhões em ativos. Com o fim das intervenções, os títulos norte-americanos passariam a ficar mais atraentes para os investidores e, provavelmente, o fluxo de dólares para aquele país aumentaria, reduzindo a liquidez e a oferta de dólar nos países emergentes, incluindo o Brasil. Neste cenário, com mais escassez de dólares, haverá tendência de alta da moeda norte-americana.

Tags: economia, fazenda, federal, Ministro, reserve

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.