Jornal do Brasil

Quarta-feira, 23 de Abril de 2014

Economia

Receita só vai preencher IR de contribuinte a partir de 2015

Agência Brasil

A Receita Federal informou em nota nesta segunda-feira que não irá preencher o Imposto de Renda de todos os contribuintes que optem pelo modelo simplificado a partir de 2014, mas apenas dos que possuem certificado digital. O anúncio de que as declarações de todos os contribuintes que optam pelo modelo simplificado viriam pré-preenchidos pelo Fisco foi feito pelo secretário geral da Receita, Carlos Alberto Barbosa, em novembro de 2011.

De acordo com a Receita, a decisão de adiamento da implantação do projeto foi tomada “em razão das questões de segurança que envolvem esse tipo de mudança”.

Conforme anunciado em 2011, os contribuintes com uma única fonte de renda que optarem pelo desconto padrão deverão deixar de entregar a declaração do Imposto de Renda. Pelo projeto, a declaração será preenchida previamente pela Receita Federal e apresentada a esses contribuintes que confirmariam ou não os dados contidos no documento, como os valores recebidos do empregador. Para os demais contribuintes a declaração permanecerá da forma que já é hoje, com alguns aperfeiçoamentos.

Segundo afirmou o secretário na época, não é possível eliminar a declaração de todas as pessoas físicas porque existem algumas informações que necessitam ser prestadas pelo próprio contribuinte, como é o caso das despesas médicas, com educação e doações.

Para os demais contribuintes pessoas físicas, o secretário afirmou que a declaração já foi simplificada e permite que o contribuinte preencha os dados com auxílio do programa de computador específico e faça a transmissão via internet sem grandes problemas. Isso tem sido demonstrado, destacou, pelo crescente número de declarações em meio eletrônico e pela diminuição do número de retenções na malha fina.

Tags: contribuinte, fisco, imposto, preenchimento, RENDA

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.