Jornal do Brasil

Quarta-feira, 23 de Abril de 2014

Economia

Carga de energia do Sistema Interligado Nacional cresce 6% em novembro

Agência Brasil

A carga de energia gerada pelas usinas que integram o Sistema Interligado Nacional (SIN) cresceu 6% em novembro, em comparação com o mesmo mês do ano passado. Em relação a outubro, houve aumento de 0,6% e o acumulado dos últimos 12 meses apresentou variação positiva de 3,8%, em relação ao mesmo período anterior. Os dados constam do Boletim de Carga Mensal, divulgado hoje (6) pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Com participação de cerca de 60% da carga do SIN, o comportamento do Subsistema Sudeste/Centro-Oeste tem sido, de acordo com o boletim do ONS, fortemente afetado pelo comportamento da indústria, “que ainda não apresenta uma dinâmica de recuperação bem definida”. No entanto, a taxa de crescimento de 5,4% em relação a novembro de 2012, superior ao que vem sendo observado ao longo do ano, pode ser explicada, entre outros fatores, pelo comportamento atípico da carga naquele mês do ano passado, em função das temperaturas amenas na região e do menor número de dias úteis.

Já o crescimento de 24,1% no Subsistema Norte em novembro, em relação a igual mês de 2012, foi justificado, segundo o boletim do ONS, pela integração de Manaus ao sistema interligado. No Subsistema Nordeste, a alta ficou em 4,1%, em relação a novembro de 2012, e no Subsistema Sul, em 2,9%, na mesma base de comparação.

Tags: carga, eletricidade, nacional, operador, Sistema

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.