Jornal do Brasil

Quinta-feira, 24 de Abril de 2014

Economia

Congresso pode votar Orçamento no dia 23 de dezembro

Jornal do Brasil

O Congresso Nacional poderá votar a proposta orçamentária para o ano que vem no dia 23 de dezembro. O calendário foi estabelecido pelo presidente da Comissão Mista de Orçamento, senador Lobão Filho (PMDB-MA). De acordo com o cronograma, o relatório final do Orçamento será votado pelo colegiado nos dias 21 e 22 de dezembro.

Lobão Filho afirmou que já há um acordo entre deputados e senadores em torno do calendário. "Todos os parlamentares, independentemente de partido, perceberam a importância e a responsabilidade em votar o Orçamento. Se não votarmos, o país paga o preço em 2014. E quando eu digo o país são todos os brasileiros", disse.

Caso o Orçamento não seja sancionado até 31 de dezembro, o governo fica impedido de executar investimentos - só ficam liberados recursos de despesas obrigatórias, como pagamento de pessoal e benefícios da Previdência.

O ano legislativo se encerra em 22 de dezembro e depois o Congresso entra em recesso. Como a data neste ano cai em um domingo, o encerramento ocorrerá no dia útil seguinte, o que possibilitaria a votação da LOA ainda em 2013, na avaliação dos líderes partidários na comissão.

Na próxima segunda-feira (9), deve começar a análise dos dez relatórios setoriais. Os relatores contarão com R$ 4,26 bilhões para ao atendimento às emendas dos parlamentares, das bancadas dos estados e das comissões permanentes da Câmara e do Senado.

Informações da Agência Câmara

Tags: 2014, lei, ORÇAMENTO, união, votações

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.