ASSINE
search button

Dólar fecha com alta após decepção com PIB

Compartilhar

O dólar comercial encerrou a sessão desta terça-feira, 3, em alta caminhando para o patamar de 2,40 reais, após a retração do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no terceiro trimestre reforçar as preocupações com as condições econômicas do país. Com isso, a moeda norte-americana subiu 0,76% cotada a R$ 2,372 na compra e R$ 2,374 na venda.

O Produto Interno Bruto (PIB) apresentou queda de 0,5% na comparação do terceiro trimestre de 2013 contra o segundo trimestre do ano, levando-se em consideração a série com ajuste sazonal, divulgou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O economista Sidnei Nehme, da NGO Corretora de Câmbio, lembra que o Brasil já não ocupa as manchetes globais pelos seus feitos e pelas oportunidades reais. “Hoje é foco de criticas contumazes e abrangentes, que queira ou não acabam desestimulando os investidores externos”, afirma. Assim, segundo o economista, “este ou aquele número eventualmente melhor já não resgata a atratividade do país, o que está pesando são as perspectivas negativas, e desta forma o preço da moeda americana tende a apreciação, que poderá ser forte já no 1º trimestre, já que está sendo transportada de 2013 para 2014 uma ‘herança’ já bastante pesada e problemática em termos de volumes colocados de contratos de ‘swaps cambiais’ e ‘linhas externas repassadas aos bancos’”, completa Nehme.

O economista prevê ainda que, “se o governo não conseguir alterar as perspectivas negativas, o que entendemos difícil até por ser um ano eleitoral, certamente 2014 terá um contexto pior do que em 2013 para o setor externo”.