Jornal do Brasil

Quinta-feira, 24 de Abril de 2014

Economia

Economista que ganhou Nobel dá palpite errado

Possibilidade de bolha imobiliária no Brasil é remota

Jornal do Brasil

O economista americano Robert Shiller, ganhador do prêmio Nobel de Economia deste ano, foi infeliz na análise que fez de uma possível bolha imobiliária que estaria se formando no Brasil. Em entrevista à revista alemã Der Spiegel, ele afirma que os preços dos imóveis, principalmente no Rio de Janeiro e em São Paulo, poderia ser uma perigosa bolha financeira. De acordo com Shiller, os preços dos imóveis por aqui andam “drasticamente” altos. “Me senti como nos EUA”, disse ele.

Shiller, no entanto, não levou em consideração em sua análise o fato de que nos Estados Unidos a bolha estourou porque a procura por imóveis gerou especulação financeira, o que não é o caso do Brasil. Os financiamentos habitacionais, em grande parte feitos pela Caixa Econômica, não permite a alavancagem que levou a elevação dos imóveis nos EUA. Os investidores americanos fizeram vários investimentos com a hipoteca da casa dada como garantia para diversos financiamentos.

De acordo com avaliação de vários economistas brasileiros, a elevação dos preços dos imóveis pode até ser uma bolha, mas é bem diferente do que aconteceu nos EUA e não há financiamentos para compra de imóveis sem que as garantias sejam dadas pelos tomadores dos empréstimos uma única vez. Além disso, tanto no Rio de Janeiro quanto em Sâo Paulo, o setor imobiliário ficou estagnado por décadas justamente pela falta de financiamento.

De acordo com a expectativa do mercado imobiliário, os preços dos imóveis, após essa correção dos últimos anos, tendem a se estabilizar, o que já vem ocorrendo em algumas áreas das principais cidades do país. A tendência para os próximos anos é de que haja uma correção de valores dentro do ritmo normal do setor.

Tags: bolha, economista, Estados Unidos, imóveis, mercado, prêmio nobel, robert shiller

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.