ASSINE
search button

Ibovespa fecha em alta puxado pela Petrobras

Ações da empresa tiveram forte valorização

Compartilhar

As ações da Petrobras puxaram a alta do Ibovespa nesta segunda-feira (21/10) valorizadas com o leilão de Libra. O índice da Bolsa de São Paulo fechou com alta de 1,26%, aos 56.077 pontos e as negociações do pregão foram de R$ 8,5 bilhões. O papel preferencial da estatal fechou em alta de 5,30% e o ordinário avançou 4,92%.

A forte demanda por ações da Petrobras no pregão desta segunda teve como motivo as surpresas do leilão cujo consórcio vencedor contou com a participação de duas gigantes que não estavam previstas para participar: Shell e Total. Além disso, como o consórcio foi o único a participar do leilão, fez a oferta mínima de óleo para a união, o que fará com que as empresas integrantes do consórcio tenham um pouco mais de vantagem no negócio. Além disso, a Petrobras terá 40% da sociedade e não os 30% mínimos do sistema de partilha.

 O Ibovespa teve ainda uma ajuda dos papeis preferenciais da Vale e a ação da OGX, que contribuíram para que a bolsa fechasse em alta, compensando a influência negativa do setor financeiro. Por outro lado, as preferenciais do Bradesco e Itaú/Unibanco e as ordinárias do Banco do Brasil apareceram entre as principais pressões de baixa do dia.