ASSINE
search button

Grupo está concentrado na Candelária para protesto contra leilão de Libra

Compartilhar

Um grupo de aproximadamente 250 pessoas está concentrado na Candelária para um protesto em defesa da educação, dos professores e petroleitos em greve e contra o leilão do Campo de Libra, que ocorreu hoje (21).

O diretor do Sindicato Nacional dos Aeroviários, Marcelo Schmitd, diz que o protesto é contra o leilão. "Isso é um jogo de cartas marcadas, já existia um consórcio chinês, em parceria com a Petrobras, que ia ganhar o leilão. Na realidade, o governo está querendo terceirizar tanto a experiência, a capacidade de explorar em águas profundas, como fornecer petróleo barato para a China", disse.

O consórcio formado por cinco empresas – a anglo-holandesa Shell, a francesa Total, as chinesas CNPC e Cnooc e a Petrobras – foi o vencedor da 1ª Rodada de Licitação do Pré-Sal e terá o direito de explorar e produzir o petróleo da área de Libra, na Bacia de Santos. Dos 70% arrematados pelo consórcio, 20% são da Shell e 20% da Total. A CNPC e a Cnooc têm, cada uma, 10%, assim como a Petrobras, que já tinha garantidos 30%.

Integrante da Aldeia Maracanã, que fica no prédio do antigo Museu do Índio e perto do Estádio do Maracanã, a indígena Assurini contou que apoia os petroleiros e professores. "O brasileiro está sendo sufocado de todas as maneiras. Vandalismo é quando você vai no hospital e não tem médico, não tem remédio. Vandalismo é o que o Estado comete contra o cidadão".

Com um cartaz em que agradece ao "movimento" pela oportunidade de se manifestar, a aposentada Belinha Santos contou que está no protesto em defesa dos aposentados. "Eu me aposentei com direitos adquiridos, com as contribuições, e eles vão diminuindo o nosso benefício e não pagam o que nos devem, nos roubando mensalmente".