Jornal do Brasil

Segunda-feira, 24 de Novembro de 2014

Economia

Firjan: Lei dos Portos impulsionará a competitividade

Agência IN

O Sistema Firjan considera que a lei n° 12.815 - a nova Lei dos Portos - traz oportunidades concretas de desenvolvimento ao setor portuário brasileiro. "O aumento dos investimentos advindo do novo marco regulatório se traduzirá inequivocamente em ganhos de eficiência e produtividade no curto, médio e longo prazo, que irão repercutir em toda a cadeia produtiva nacional. Com a nova lei, o setor portuário estará pronto para dar novas  contribuições para tornar o Brasil mais competitivo", diz a entidade.

Principal via de comércio internacional do país, o sistema portuário brasileiro foi responsável por movimentar 95% do volume (652 milhões de toneladas) e por 80% do valor (US$ 371 bilhões) das transações internacionais brasileiras em 2012. 

O sistema portuário do país é formado por 34 portos públicos e 102 Terminais de Uso Privativo (TUP). Dentre os portos públicos, 16 têm sua operação concedida às administrações estaduais e municipais, enquanto 18 são administrados por sete Companhias Docas Federais (sociedades de economia mista, cujo acionista majoritário é o governo federal, ligadas diretamente à Secretaria de Portos - SEP).

Tags: competição, federação, indústrias, portos, Rio

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.