A Total anunciou nesta sexta-feira, 24, a aquisição de direitos de concessão sobre 10 blocos exploratórios em águas profundas durante a 11ª Rodada de Licitações organizada pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), realizada no último dia 14 de maio. A Total será a operadora, com participação de 40% em cinco blocos situados na Bacia Foz do Amazonas (FZA-M-57, FZA-M-86, FZA-M-88, FZA-M-125 e FZA-M-127) e com participação de 45% em um bloco (CE-M-661) na bacia do Ceará. Além disso, foi adquirida uma participação de 25% em três blocos (ES-M-669, ES-M-671, ES-743-M) na bacia do Espírito Santo, assim como uma participação de 50% em um bloco (BAR -M-346) na bacia de Barreirinhas.
"Nossos lances de sucesso em uma ampla gama de áreas altamente promissoras em águas profundas do Brasil oferecem a Total a chance de desempenhar um papel-chave na exploração de hidrocarbonetos no Brasil", disse Marc Blaizot, vice-presidente sênior de E&P da Total. A Total será em parceria com a Petrobras, BP, Statoil, OGX e Queiroz Galvão.
Com o resultado da rodada, a empresa passa de 2 para 12 blocos, sendo sete operados pela Total o que significa uma reentrada forte da empresa na área de Exploração & Produção no Brasil e um aumento da filial no país, anunciando um aumento moderado de funcionários e mais investimentos principalmente a médio e longo prazo.
A 11ª Rodada da ANP teve recorde em arrecadação de bônus de assinatura (valor pago pelas empresas na assinatura do contrato), de R$ 2,8 bilhões. A área arrematada foi de 100,3 mil Km2 dos 155,8 mil Km² quadrados ofertados. Ao todo, 39 empresas de 12 países participaram, das quais 30 foram vencedoras, sendo 12 nacionais e 18 de origem estrangeira. Foram arrematados 142 dos 289 blocos oferecidos em 23 setores distribuídos em 11 bacias sedimentares: Barreirinhas, Ceará, Espírito Santo, Foz do Amazonas, Pará-Maranhão, Parnaíba, Pernambuco-Paraíba, Potiguar, Recôncavo, Sergipe-Alagoas e Tucano Sul.