ASSINE
search button

Total de beneficiários de planos de saúde cresce 2,1% em 2012

Compartilhar

Os beneficiários de planos de saúde no Brasil totalizaram 47,9 milhões de vínculos em dezembro de 2012. Um crescimento de 2,1%, ou aproximadamente 970 mil novos vínculos, em relação ao mesmo mês de 2011. Apenas no quarto trimestre, pouco mais de 105 mil vínculos foram incorporados à base de beneficiários, alta de 0,2%. Os dados constam da “Nota de Acompanhamento do Caderno de Informações da Saúde Suplementar” (Naciss), produzido pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) com base em dados que acabam de ser atualizados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Os números foram impulsionados pela contratação de planos coletivos, que aumentou 3,1% em dezembro de 2012 ante o mesmo mês do ano anterior, enquanto o total de planos individuais avançou 1,6%. “Considerando que o Produto Interno Bruto (PIB) de 2012 apresentou um avanço de aproximadamente 1%, o mercado de planos de saúde obteve um bom desempenho no ano”, avalia Luiz Augusto Carneiro, superintendente-executivo do IESS.

Na visão do IESS, o menor crescimento do segmento de planos individuais decorre tanto da redução do rendimento médio dos profissionais autônomos, quanto da desaceleração da geração de empregos formais no último trimestre do ano.