ASSINE
search button

Portal de consumo colaborativo inaugura plataforma para trocas

Compartilhar

O DescolaAí.com, primeiro portal de Consumo Colaborativo do Brasil, lança agora sua plataforma de trocas.  Inaugurado em julho último o portal vem promovendo o encontro de pessoas que possuem objetos usados para alugar e daqueles que necessitam desses produtos. Agora, o DescolaAí.com também contempla a ferramenta de trocas de produtos de cunho cultural, ampliando a sua atuação no Brasil e aumentando as possibilidades de negócios colaborativos a seus usuários.

Ao acessar a plataforma de trocas, o usuário busca os produtos que gostaria de obter (entre livros, CDs, DVDs e Games). Depois disso, ele informa o que tem para dar em troca. Assim que a oferta e a demanda são identificadas, o sistema coloca os dois usuários em contato, para que combinem como será realizada a troca. Nessa transação, o DescolaAí.com cobra uma taxa de R$2,00 de cada usuário. 

“Nessa primeira fase, optamos por produtos culturais porque seu valor financeiro é mais fácil de ser mensurado para que os usuários não se sintam prejudicados”, afirma Guilherme Brammer, diretor do portal. 

A plataforma conta ainda com a opção dos usuários criarem grupos privados e corporativos para as trocas. Sócios de um clube, alunos de um colégio, moradores de um bairro, etc, podem criar um Grupo Privado de trocas. A pessoa que criar o grupo torna-se o moderador. Ele aprova ou não a adesão de um novo participante pela pontuação que essa pessoa terá no DescolaAí.com. A identidade da pessoa permanece em sigilo, conforme a Política de Privacidade do portal. 

Por exemplo: eu tenho listado oito itens de troca, e de avaliação tenho cinco estrelas. Se o moderador julgar que estou apto, passo a fazer parte deste determinado grupo. Já um Grupo Corporativo é formados por colaboradores de empresas e a adesão de membros se dá a partir do e-mail corporativo. 

“Os grupos pressupõem que as pessoas tenham uma afinidade o que estimula as trocas pela confiabilidade e praticidade que a ferramenta proporciona”, afirma o executivo.   O DescolaAí.com já disponibiliza para aluguel produtos como equipamentos esportivos, ferramentas, barracas de camping, brinquedos, móveis infantis, eletrônicos, entre tantos outros. Tanto a versão Trocas, quanto a versão Aluguel possibilitam que os produtos possam ser usados por mais pessoas e mais vezes. “Várias vezes compramos coisas que usamos pouco e que acabam até estragando por falta de uso”, Brammer.