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Serasa: perspectiva de inadimplência do consumidor tem sétima alta

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SÃO PAULO - O Indicador de Perspectiva da Inadimplência do Consumidor, medido pela Serasa Experian, cresceu 1,7% em fevereiro de 2011, o sétimo avanço mensal consecutivo, atingindo o nível de 97,8, de acordo com pesquisa divulgada nesta segunda-feira. O resultado aponta que a inadimplência do consumidor deverá continuar se elevando ao longo do primeiro semestre do ano, podendo estender a elevação para os meses iniciais do segundo semestre.

Segundo a Serasa, apesar da sequência de elevações, o indicador permanece abaixo do nível 100 (o que sinaliza um patamar inferior ao padrão histórico brasileiro) e, desta forma, a elevação dos níveis de inadimplemento dos consumidores não configuraria descontrole e sim, um movimento de retorno aos patamares históricos.

O encarecimento do crédito, o maior grau de endividamento dos consumidores, as perspectivas de um crescimento mais brando da economia e do mercado de trabalho e a elevação da inflação neste ano devem pressionar, segundo a pesquisa, os níveis de inadimplência a curto e médio prazos.

 

Empresas

O Indicador de Perspectiva da Inadimplência das Empresas cresceu 0,5% em fevereiro, atingindo o patamar de 90,2, o terceiro avanço mensal consecutivo. Isto sinaliza que a inadimplência das empresas deverá sofrer ligeiras elevações com o menor ritmo de crescimento da economia e com as condições de crédito menos favoráveis em 2011.