Jornal do Brasil

Economia

Cotações de petróleo sobem quase 3% com queda do dólar

Investimentos e Notícias
SÃO PAULO, 25 de novembro de 2009 - Os preços do petróleo encerraram a quarta-feira em alta no mercado internacional, refletindo a desvalorização do dólar frente ao euro, o que elevou a atratividade da commodity como investimento alternativo.

Além disso, o movimento foi influenciado pelo aumento da demanda por combustível. De acordo com o Departamento de Energia dos Estados Unidos, o consumo de gasolina e outros combustíveis subiu 2,8% nas últimas duas semanas.

O preço do barril de petróleo do tipo WTI, com vencimento em janeiro, avançou 2,60%, cotado a US$ 78,00 na Bolsa de Mercadorias de Nova York (NYMEX, sigla em inglês). Já o barril do tipo Brent, com vencimento em janeiro, subiu 2,7%, negociado a US$ 78,52 no ICE Exchange de Londres.

No sentido oposto, hoje foi revelado que os estoques de petróleo nos EUA subiram 1 milhão de barris na semana encerrada no dia 20 de novembro, na comparação com a semana anterior, para 337,8 milhões de barris.

Por sua vez, os estoques de gasolina apresentaram crescimento de 1 milhão de barris na comparação com a semana anterior, para 210,1 milhões. As refinarias norte-americanas operaram com 80,3% da capacidade.

(Redação - Agência IN)