Jornal do Brasil

Sábado, 25 de Março de 2017

Economia

GOL adere ao programa de novas fontes sustentáveis

Investimentos e Notícias
SÃO PAULO, 17 de novembro de 2009 - A GOL, a maior companhia aérea de baixo custo e baixa tarifa da América Latina, anuncia sua entrada ao SAFUG, Sustainable Aviation Fuel Users Group ("Grupo de Usuários de Combustível de Aviação Sustentável", em português). O programa reúne empresas aéreas e provedores e tecnologia, com o objetivo de acelerar o desenvolvimento de novas fontes sustentáveis de combustível para aviação, alcançando seu uso comercial.

Inicialmente, o grupo está trabalhando em dois projetos preliminares de pesquisa sobre sustentabilidade. O primeiro deles prevê a revisão extensiva sobre a sustentabilidade do cultivo do pinhão manso como alternativa para geração de combustível sustentável, o que inclui seu ciclo de vida, emissão de CO2 e o impacto socioeconômico para produtores de nações em desenvolvimento.

A outra frente de estudos é relacionada ao uso de algas, com o objetivo de certificar que seu grupo processos produtivos e também seu emprego atendem aos rígidos critérios de sustentabilidade. Ambas as espécies têm potencial para tornar-se parte do portfolio de bases com biomassa renovável na produção de combustíveis. O grupo também prevê estudos futuros com outros tipos de matérias-primas.

Com a medida, a GOL dá um passo pioneiro para colaborar com a redução da emissão de gases causadores do efeito estufa, ao mesmo tempo em que poderá estudar alternativas para uma possível futura redução de custos com combustíveis. "Essa é uma grande oportunidade para estarmos em meio ao seleto grupo de companhias aéreas que visam tornar-se componentes atuantes no controle de seu futuro, especialmente no seu suprimento de combustíveis, em termos de origem, sustentabilidade e impacto ambiental" , analisa o Comandante Fernando Rockert de Magalhães, Vice-presidente Técnico da GOL.

(Redação - Agência IN)

Compartilhe: