ASSINE
search button

Prostitutas vão ter que pagar impostos no Uruguai

Compartilhar

Agência AFP

MONTEVIDÉU - Os profissionais do sexo são prestadores de serviços particulares, portanto devem pagar Imposto sobre Valor Agregado (IVA) e Imposto de Renda-Pessoa Física (IRPF), anunciou o diretor da Direção Geral de Impostos do Uruguai (DGI), Nelson Hernández.

As prostitutas estão "prestando serviços pessoais que constam no IVA e agora no IRPF, e podem ser controladas pela administração tributária", afirmou Hernández em declarações ao Canal 10.

No entanto, o responsável indicou que "não será dada atenção especial a esta área, menos do que ao restante dos prestadores de serviços particulares, por isso a DGI vai fiscalizar o pagamento dos tributos".

Os prestadores de serviços devem abrir uma empresa, se registrar na DGI, para ter o RUC (número de referência tributária da DGI), para depois emitir boletos pelos serviços prestados.

Com isso, as prostitutas deverão pagar imposto se ganharem mais que 8.810 pesos (cerca de 370 dólares), após desconto de 22% de IVA e 30% de gastos de empresa.

"Nunca pensei em abrir uma empresa. Eu faço isso temporariamente, para estudar. Não me imagino preenchendo uma nota por serviços prestados 'completa' e ainda tendo que calcular o IVA depois de tanto trabalho", disse Angie, que presta seus serviços em um apartamento particular, ao site Observa.

Andrés, um garoto de programa, ficou irritado. "Dizem que vão fazer pagar mais os que têm mais, mas acabam pegando os que têm de se virar como podem na vida", disse ao Observa.

Andrés, que atende homens, casais e visitantes estrangeiros, tem renda mensal de quase 680 dólares e terá de pagar IRPF. "Com um turista tudo bem, ainda vai, mas com meus clientes daqui não posso começar a cobrar mais caro. Tem muita concorrência", protestou.