ASSINE
search button

"Não estamos comprando uma dúzia de ovos", diz Morales

Compartilhar

Agência JB

BRASÍLIA - O presidente boliviano Evo Morales disse nesta quinta-feira que as diferenças entre a estatal boliviana Yacimientos Petrolíferos Fiscales de Bolívia (YPFB) e a Petrobras serão superadas por meio de diálogos e negociações. De acordo com a Agência Boliviana de Informações (ABI), ao comentar um possível prazo de 48 horas dado pela Petrobras para que a YPFB se manifeste sobre a proposta de venda de duas refinarias, Morales disse que a análise do tema não está sendo tratada como um ultimato.

- Não estamos comprando uma dúzia de ovos, mas refinarias - afirmou o presidente boliviano - Há qualquer momento podem haver novidades. Há um trabalho de 24 horas com reuniões permanentes. Há qualquer momento vou voltar a La Paz para tomar certas decisões depois de receber os informes técnicos.

Evo Morales negou que na proposta final apresentada pela Petrobras tenha sido oferecido US$ 120 milhões pelas duas refinarias e que o governo boliviano tenha feito uma contraproposta de US$ 110 milhões e, por ordem do presidente Lula, a Petrobras deveria aceitar.

Segundo a ABI, Morales reiterou que mantém boas relações com o governo brasileiro e disse que as negociações não afetarão as relações de amizade entre os dois países.

- O mais importante é que há esse desprendimento do presidente Lula de devolver as refinarias ao povo boliviano.