ASSINE
search button

Coutinho assume BNDES e vê necessidade de inovação tecnológica

Compartilhar

REUTERS

RIO - O novo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, destacou nesta quarta-feira a necessidade de investimentos na inovação tecnológica e no setor de serviços como forma de alavancar o crescimento sustentável do país.

- A indústria brasileira precisará acelerar os seus processos de inovação em todos os planos: novos produtos diferenciados, novos processos, aumento contínuo da produtividade e de avanços na qualidade da gestão e da governança - disse Coutinho no discurso de posse.

Presente à cerimônia, o ministro do Desenvolvimento, Miguel Jorge, cobrou mais rapidez do banco na liberação de financiamentos. - Acho que o banco precisa ganhar velocidade, ter aprovações mais rápidas. É preciso mudar um pouco esse processo de aprovação no banco - disse.

Para Coutinho, o Brasil 'marcou passo' nos últimos anos na inovação tecnológica e no desenvolvimento de tecnologia de informação e comunicação. Ele acrescentou que o BNDES pretende apoiar o fortalecimento das empresas brasileiras no processo de inovação e modernização.

- Pouco avançamos no conjunto mais dinâmicos das cadeias manufatureiras. Não há dúvidas de que, nesse campo, o Brasil marcou passo, enquanto as economias asiáticas vêm avançando celeremente. Conforme orientação que recebi do presidente Lula, é preciso doravante encorpar muito essas iniciativas, mobilizar o setor privado nacional e estrangeiro e acelerar decisões e processos. É preciso andar rápido.

Vários ministros compareceram à cerimônia de posse na sede do BNDES, no Rio de Janeiro. Além de Miguel Jorge, estavam presentes Carlos Luppi (Trabalho), Márcio Fortes (Cidades), Gilberto Gil (Cultura) e José Gomes Temporão (Saúde).

O ex-presidente do banco Demian Fiocca não quis comentar especulações de que poderia permanecer no governo e afirmou que pensa apenas em descansar.