ASSINE
search button

Governo venezuelano diz que etanol nunca poderá substituir a gasolina

Compartilhar

Agência EFE

CARACAS - O Governo venezuelano assinalou hoje que o etanol poderá ser um complemento da gasolina como combustível, mas nunca poderá substituí-la totalmente.

- O nível máximo de gasolina que poderia ser substituída por etanol seria de 25% - indicou o ministro venezuelano de Finanças, Rodrigo Cabezas, durante entrevista no canal estatal 'Venezolana de Televisión'.

Cabezas foi consultado sobre o plano dos Estados Unidos para promover no continente americano grandes plantações de cana-de-açúcar ou milho para produção de etanol.

O ministro ratificou que o Governo venezuelano considera 'imoral'

privilegiar a necessidade de combustível dos automóveis sobre o direito à alimentação das pessoas.

- A América Latina precisa das terras para desenvolver uma agricultura diversificada que garanta sua soberania agroalimentar, não para seguir as pautas do Departamento de Estado (dos EUA) - manifestou o funcionário.

O ministro insistiu em que se deve dar prioridade às pessoas sobre os automóveis e, em conseqüência, financiar planos para melhorar a nutrição do povo em lugar de destinar esses recursos à produção de combustível.

Cabezas considerou que a Venezuela não entraria em crise se os EUA conseguissem substituir as importações venezuelanas de petróleo por etanol, 1,3 milhão de barris diários aproximadamente.

- Não teríamos maiores problemas em colocar essa produção de petróleo em outros mercados - assegurou o titular de Finanças.