ASSINE
search button

Noruega estuda concessão de mais licenças de exploração petrolífera

Compartilhar

Agência EFE

COPENHAGUE - O ministro da Energia e Petróleo norueguês, Odd Roger Enoksen, disse hoje que o Governo é partidário de conceder mais licenças de exploração às companhias estrangeiras na plataforma continental do país, após a fusão das empresas públicas Statoil e Norsk Hydro.

"É uma das possibilidades que contemplamos e que será levada em conta em relação às futuras licenças', disse hoje Enoksen em entrevista ao jornal norueguês 'Aftenposten'.

O Ministério de Energia está analisando as conseqüências que a fusão entre os dois gigantes petrolíferos noruegueses terá para a administração dos recursos e o modo de operar do próprio departamento e do Diretório do Petróleo.

Enoksen reconheceu que o Estado deverá assumir um papel mais ativo e rejeitou que a Statoil e a Norsk Hydro, que controlarão 80% da produção de petróleo na plataforma norueguesa, vão dominar totalmente o mercado nacional.

Statoil e Norsk Hydro decidiram em dezembro fundir seus braços petroquímicos, criando com isso o maior operador offshore (sem canalização) do mundo, com o apoio do Governo, que possuirá 62,5% da nova companhia.

A futura empresa terá uma produção combinada de 1,9 milhão de barris de equivalentes de petróleo diários em 2007 e reservas de 6,3 milhões de barris de equivalentes de petróleo.

As direções de ambas as companhias decidiram recentemente, com a mediação do Governo, que a nova empresa, que deverá estar funcionando no terceiro trimestre deste ano, se chame provisoriamente StatoilHydro, até que se escolha o nome definitivo em uma assembléia geral em 2008.