ASSINE
search button

Mercados na Ásia avançam, mas investidores seguem cautelosos

Compartilhar

REUTERS

CINGAPURA - Os mercados acionários da Ásia voltaram a subir nesta sexta-feira e o dólar avançou mais uma vez ante o iene, em meio a sinais de que os investidores estão tentando retomar as operações com ativos de maior risco, depois da forte venda de ações da semana passada.

'Alguns dos riscos, como a queda dos mercados chineses, diminuíram, mas a preocupação com a economia dos Estados Unidos continua', afirmou Park Suk-hyun, analista da Kyobo Securities em Seul.

O índice MSCI das ações mundiais continua 3,8 por cento abaixo do nível registrado em 26 de fevereiro, véspera do início dos distúrbios nos mercados financeiros internacionais.

Na bolsa de valores de Tóquio, o índice Nikkei subiu 0,4 por cento, depois de ter avançado quase 2 por cento na véspera, enquanto que o índice geral das demais ações da região subiu 0,32 por cento.

'Apesar dos ganhos (no mercado eletrônico) das ações norte-americanas, os agentes continuam cautelosos já que ainda não estão convencidos que os distúrbios nos mercados globais acabaram', afirmou Hidenori Suezawa, estrategista-chefe de renda fixa da Daiwa Securities SMBC.

'O realtório sobre emprego nos Estados Unidos, que sairá mais tarde, torna mais difícil a movimentação dos investidores também', acrescentou.

'Dependendo do relatório, o iene pode retomar o rali contra o dólar, o que poderá disparar vendas de ações nos EUA e deprimir o mercado de Tóquio na segunda-feira', afirmou Hiroyuki Fukunaga, estrategista-chefe da Rakuten Securities.

A bolsa da Austrália fechou em alta de 0,1 por cento, enquanto que os índices das bolsas da Coréia do Sul e de Taiwan fecharam praticamente estáveis, com quedas de 0,02 por cento e 0,07 por cento, respectivamente.

Em Hong Kong, o índice Hang Seng ficou estável até à metade do pregão, mas encerrou em queda de 0,21 por cento. Em Cingapura o mercado encerrou a sexta-feira com alta de 0,68 por cento.

Em Xangai, o índice da bolsa de valores registrou ganho de 0,34 por cento, aos 2.937 pontos.