ASSINE
search button

Indústria interrompe avanço e recua 0,3% em janeiro, diz IBGE

Compartilhar

REUTERS

RIO - A atividade industrial brasileira não confirmou expectativas e caiu em janeiro 0,3 por cento ante dezembro, interrompendo uma sequência de três meses de resultados positivos, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira.

Analistas consultados pela Reuters estimavam um aumento mensal na produção das indústrias no país de 0,4 por cento, de acordo com a mediana das projeções. Os prognósticos variaram de uma queda de 0,7 por cento a um ganho de 0,6 por cento.

"No confronto com dezembro de 2006, 11 dos 23 ramos da indústria que têm séries ajustadas sazonalmente e duas das quatro categorias de uso apontaram recuo", informou o IBGE em comunicado.

O principal destaque em termos de queda da produção foi no setor de Refino de petróleo e produção de álcool, com retração de 4,7 por cento. Segundo o IBGE, algumas unidades de refino de petróleo no país realizaram paralisações técnicas em janeiro.

Na comparação com janeiro de 2006, a produção das indústrias registrou um aumento de 4,5 por cento, o sétimo mês consecutivo de crescimento neste tipo de comparação, segundo informou o IBGE.

Economistas esperavam um ganho de 4,95 por cento em termos anuais, com projeções variando de 3,4 por cento a 6,2 por cento de aumento.