ASSINE
search button

Meirelles: BC tem conseguido ancorar expectativas de inflação

Compartilhar

REUTERS

BRASÍLIA - O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, avaliou nesta sexta-feira que a instituição tem sido transparente o suficiente para manter as expectativas de inflação do mercado em linha com as metas traçadas pelo governo.

- Como sabemos, as expectativas de inflação no Brasil para o ano de 2007 estão dentro da meta e a expectativa para 2008 também está consistente com a meta. Isso mostra que a coordenação de expectativas está se dando de maneira adequada - afirmou a jornalistas ao fim de uma reunião com presidentes dos bancos centrais do Mercosul e de países associados.

O mercado prevê inflação de 4,09% este ano, abaixo do central da meta de 4,5%.

Durante o encontro, Meirelles fez um balanço sobre a economia mundial e brasileira e reprisou o tom da ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), divulgada na véspera.

- No Brasil, a demanda agregada está crescendo e isso se deve a renda, emprego e crédito. Esperamos a continuidade desse crescimento e também um crescimento da oferta de forma consistente.

O presidente do BC acredita que a economia mundial deve desacelerar um pouco este ano, mas ainda num cenário favorável. Para os Estados Unidos, Meirelles espera um desaquecimento por conta do setor imobiliário, embora aposte em uma transição suave. Ele também destacou que há indícios de que esse processo já pode estar chegando ao fim.